Melhores Práticas - 1º Período D

Melhores Práticas.
Professora: Caroline Casagrande.
Colaboradora: Suzane Machado
Atividade: Explorando as obras de arte e suas cores

O segundo Caderno Anglo causou muita euforia para as crianças, pois conhecemos a história do Pedro e o Lobo, e com ela veio junto o personagem Pedro para que as crianças levassem para casa. Apesar do Pedro ser o personagem principal da história as crianças acabam despertando maior curiosidade e interesse pelo personagem do Lobo.
Para ampliar o conhecimento das crianças, apresentamos diferentes histórias de lobo, tanto os personagens bons, quanto maus. Nesse contexto, apresentamos obras do movimento artístico, Pop Art, que retrata diferentes assuntos, destacamos nas obras suas cores vibrantes e formas.
Durante a leitura das obras as crianças observaram as cores, formas e os diferentes temas envolvidos, bem como as técnicas e materiais utilizados. Para reproduzir a atividade as crianças uniram o desenho do Lobo com as obras de arte. A proposta foi fazer uma atividade diferente, um momento de artista, possibilitando o uso do pincel, e de muitas cores.
De acordo a BNCC (2019, p. 41) "com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca."