Sociologia

Sociologia 

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objeto de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. A Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

Tem a função de observar os fenômenos nas relações sociais e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato.

Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos, classes sociais, gêneros, violência, além de instituições como família, Estado, escola e religião.

Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociológico é também um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreender mais claramente o co

 mportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito crítico.

A Sociologia nasce da própria sociedade, e pode refletir interesses de alguma categoria social contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza, as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Com o estudo desta disciplina, os alunos conseguem  perceber que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.

 

Carlos Samoel Leonardo

Ensino Médio