Língua Portuguesa

Por que ensinamos Língua Portuguesa?

O ensino de Língua Portuguesa, desde o início do processo de letramento escolar tem sido objeto de estudo e discussão entre os docentes desta instituição. Nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), a proposta pedagógica referente à prática de ensino da Língua Portuguesa, sinaliza que este processo deve ser por práticas sociais mediadas pela linguagem, compartilhada e reconhecida como integrante de uma cultura dada articulando-se a vida social dos alunos e ao sistema da língua com sua necessidade de aprendizagem.

Nesta perspectiva o ensino de Língua Portuguesa aborda os conteúdos e conceitos numa perspectiva discursiva da língua, ou seja, em que o texto tem o papel de foco central de estudo. Nesta concepção, a gramática assume uma função pragmática, ou seja, ela visa um uso e não um fim em si mesma. Ela deve sim instrumentalizar o aluno a conhecer o mundo da linguagem e a sua fascinante abrangência. Tal como um cientista trabalha com a correção de hipóteses, o professor, ao ensinar à gramática, deve trabalhar com a flexibilidade da língua e não somente a partir de regras rígidas. Desse modo, o aluno passa a ser visto como um sujeito ativo que constrói os conhecimentos da linguagem oral e escrita em interação com os outros e com a própria língua.

Cabe, então, ao professor propor atividades com diferentes gêneros textuais, pois, por meio do trabalho com diferentes textos, os educandos podem exercer uma ação linguística sobre a realidade, ampliando, com isso, a sua capacidade individual, assim como o conhecimento da própria língua. Assim, a competência comunicativa desenvolvida por meio das habilidades linguísticas de: leitura, escuta, escrita e fala devem ter como objetivo desenvolver no educando a compreensão, reflexão e interpretação dos textos, num espaço de construção de práticas pedagógicas significativas .

 

Kely da Rocha

Neusa de Lourdes Cagneti

Tauann Calil Medeiros

Danielle Cari Duarte Maçaneiro

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

Ensino Médio