Música

Por que ensinamos Música?

A música é um recurso e uma forma de perpetuação de nossa cultura, um grande instrumento nas mãos dos educadores. O ensino da Música pressupõe o desenvolvimento da lateralidade, do ritmo, do esquema corporal, de noção espaço/tempo, de socialização, entre outras possibilidades educativas aumentando ainda mais a autoestima da criança.

O professor tem que vislumbrar a magia da música juntamente com o aluno, sinalizando que a Música pode estar em qualquer lugar, num instrumento improvisado feito com sucatas, no som da sala de aula com um CD de concerto, em uma peça teatral cantada ou em filmes musicais, como os clássicos da Disney: A Bela e a Fera, O Rei Leão, Cinderela, entre outros..

O processo de musicalização da criança é iniciada quando colocamos a mesma em contato com a música e ela ocorre de forma intuitiva A criança explora os materiais sonoros seu som e suas qualidades que são altura, duração, intensidade e timbre mantendo uma relação de intimidade com ele quando interage através do movimento, da voz e dos objetos musicais a partir dele. Portanto por meio do ensino da Música o aluno ouve, percebe e discrimina os diversos sons. 

Nesta perspectiva o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo. A música ajuda a criança a construir sua identidade no grupo social.

 

Sandro

Educação Infantil

Ensino fundamental I – 2º ao 5º Ano