Geografia

GEOGRAFIA

A perspectiva do ensino de Geografia permeia o contexto que o cidadão está inserido, bem como, nas relações sociais que intensificaram a evolução da tecnologia. Uma nova concepção da Geografia se faz presente. Ressignificar seu objeto de estudo e seus processos investigativos revelam um novo momento diante das grandes mudanças da sociedade e ditas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.

Sob nova perspectiva do processo de ensino-aprendizagem, os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica em suas especificidades, de forma a promover a construção de pensamento dentro do conceito espacial em que o aluno vive.

O imaginário geográfico começa a perder espaço para uma educação geopolítica – preocupada com os desafios da realidade relacional e a história entre a sociedade e a natureza mediatizados pelo trabalho.

A Geografia precisa olhar com atenção o todo, mas também as partes, preocupando-se com a interdisciplinaridade.

O objetivo do ensino de Geografia é oportunizar ao aluno que conheça o espaço em que vive e perceba que este ambiente é mutável, porém vital para sua permanência. Assim ele estará preparado para articular os conceitos e recursos geográficos de forma criativa, crítica e principalmente mais human

Como relata CAVALCANTI (2002, p.37) “o ensino é um processo que compõe a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social, moral, estética, física.”

 

Felipe Ricardo Lovemberger

Fillipe Maia

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º Ano

Ensino Médio