Biologia

BIOLOGIA

“A ciência é uma construção completamente humana, movida pela fé de que, se sonharmos, insistirmos em descobrir, explicarmos e sonharmos de novo, o mundo de algum modo se tornará mais claro e toda a estranheza do universo se mostrará interligada e com sentido." (E. O. Wilson)

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais. Estuda todos os aspectos ou características dos seres vivos como  composição química, reprodução, evolução, metabolismo, organização celular, movimento e crescimento.

O termo Biologia significa - bio vida logo = estudo, ou seja, estudo da vida.

A Biologia após a morte de Aristóteles ‘’adormeceu’’. Seus estudos não foram continuados e as pesquisas quase pararam. Tudo recomeçou com o período da Renascença no século XlV. Vários pintores e escultores dessa época pretendiam entender perfeitamente a anatomia humana para poder retratá-la com perfeição em suas obras. Por isso os estudos dessa época referem-se à anatomia humana e animal, junto com a estrutura interna desses organismos. Entre esses pintores destaca-se Leonardo da Vinci. Ele comparando a estrutura interna de animais e do homem, notou a semelhança que há quanto à disposição dos órgãos de diversos mamíferos.

Hoje a biologia ocupa-se em observar, descrever, explicar e relacionar os diversos aspectos da vida no planeta e têm permitido ampliar e modificar a visão do homem sobre si próprio e sobre seu papel no mundo.

O aluno reconhecerá que as espécies estão ligadas através de sua estrutura molecular, partilhando o mesmo código genético e, inclusive, os mesmos genes. Essa ligação tem continuidade na forma como os genes se expressam no desenvolvimento de cada ser, na sua fisiologia e também na interdependência com o meio ambiente. A percepção dessa comunhão em todos os níveis deve levar o aluno a um maior respeito pela vida e todas as suas expressões.

 

Thiago Moraes Lima

Ensino Médio