Artes

Por que ensinamos Artes?

 A arte reúne diferentes linguagens que se cruza, se complementam e se modificam incessantemente acompanhando a dinâmica da vida do ser humano individual e coletivo. A capacidade criativa e inventiva do ser humano faz diariamente ressurgir um novo ser humano. Acultura e arte não nos desintegram, mas sim, nos integram e vivificam. A arte e a cultura nos equilibram e nos situam no mundo, nos humanizam e nos tornam solidários.

Nossa vida está cercada de arte por todos os lados. De tudo o que observamos, pensamos e refletimos assim a arte tem várias funções na sociedade e na cultura: Interpretar o mundo, provocar emoção e reflexão, expressar o pensamento e a visão do mundo do artista, explicar e refletir a história da humanidade, questionar a realidade, representar crenças e homenagear deuses, ideias, pessoas, entre outras coisas.

O ensino da arte sinaliza que é possível transformar  continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Portanto a manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação.

Portanto o ensino da arte tem como objetivo : oferecer aos alunos a compreensão da Arte como trabalho criador e analítico,bem como, desenvolver a criatividade e o aflorar da livre expressão de diversas possibilidades com elementos formais, imagens diversas, materiais e técnicas variadas.

 

Thiago de Souza

Professor da disciplina de Artes

Ensino Fundamental I – 2º ao 4º ano

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º Ano

Ensino Médio