Projeto Político Pedagógico (PPP)

 

O projeto político-pedagógico do Colégio Machado de Assis foi construído com a colaboração de seu corpo docente, e está em sintonia com os princípios do projeto pedagógico ligado à Redes de Ensino para o desenvolvimento das atividades educacionais do Colégio. Mais do que um agrupamento de concepções abstratas, foi desenvolvido com o objetivo de ser um instrumento prático.

Em sua acepção filosófica, a noção de princípio pode ser definida como a origem da ação, do movimento. Na escola, os princípios formam a base fundadora da prática pedagógica, em sua dimensão epistemológica e prática. Eles nos direcionam em nossos esforços diários com vistas a uma educação integral.

O princípio maior norteador de todo o trabalho pedagógico do Colégio Machado de Assis é sua missão:

“Promover o desenvolvimento de um indivíduo autor de sua própria história, interativo e agente de transformação social, comprometido com as questões ambientais, tecnológicas de sustentabilidade e de formação de valores.”

Desenvolver um indivíduo autor de sua própria história é formar um cidadão autônomo, crítico e consciente, protagonista de sua própria existência, escolhedor de seus caminhos. Um sujeito capaz de converter sonhos em objetivos, e estes, em realizações, de forma empreendedora.

Contudo, isso não basta. Com uma proposta voltada para o desenvolvimento social, a educação no Colégio Machado de Assis assume o princípio ético que vincula os resultados do sonho individual à geração de valores humanos e sociais (e não só econômicos) para a comu­nidade. Em outras palavras, buscamos formar empreendedores capazes de gerar e distribuir renda, conhecimento, poder e riqueza. Assim sendo, o sonho pessoal deve subjugar-se à ética, promover a cidadania, a cooperação e a democracia. Deve, enfim, construir humanidade. A melhoria das condições de vida da comunidade deve ser o alvo dos resultados do sonho individual.

Complementarmente a esse princípio geral, constituímos alguns princípios de apoio que dão vida a esta proposta pedagógica. São eles: a educação humanizadora, a formação integral, a integração entre escola e família, o aluno como sujeito de individualidade, o ambiente acolhedor, o ótimo ambiente de trabalho e a paixão para a leitura e a escrita.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Educação humanizadora

Estimulamos uma formação centrada em valores, de seres humanos críticos e conscientes, capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos de forma ética, em prol da melhoria nas relações sociais e nas condições ambientais. As condições pedagógicas que levam a essa resultado são:

Regime disciplinar diferenciado.

Buscamos, por meio da colocação de regras de convivência coerentes e sistematicamente aplicadas por todo o corpo docente e pessoal de apoio, fortalecer no educando a capacidade de ser e de conviver. O aluno é orientado sobre as normas de conduta adotadas pelo colégio, bem como sobre as sanções aplicadas em caso de descumprimento, de forma clara e objetiva. Nesse processo é sempre estimulado, por meio do trabalho de orientação pedagógica, que o próprio aluno reflita criticamente sobre seus atos, a fim de compreender genuinamente o porquê da necessidade de limites, de respeito e de consideração pelos direitos do outro, ao invés da simples imposição de regras, o que intensifica a vontade de transgressão por parte do aluno.

Incorporação da ética aos quadros formais de ensino.

Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, o aluno é convidado ao estudo da ética nos seus mais variados aspectos, tanto por meio do estudo formal de Ética e Empreendedorismo como pela incorporação, no material didático de todas as disciplinas, de questões referentes às relações étnico-raciais positivas, à conservação do meio ambiente, às desigualdades sociais etc. Esse estudo se dá de forma não-dogmática, estimulado o educando a realizar reflexões críticas sobre seu sistema de valores e sua visão de mundo, ao invés de simplesmente assumir regras pré-elaboradas.

Desenvolvimento da autonomia.

Buscamos desenvolver no educando o senso de responsabilidade e comprometimento desde os primeiros anos, em relação a aspectos como o cuidado com materiais, realização de tarefas, estudo para avaliações entre outros. O estímulo nesse sentido contribui para a formação de uma autonomia que é gradativamente estendida às demais esferas da vida do aluno, especialmente importante quando da conclusão de seu ciclo de formação básica e preparo para o exercício pleno de sua cidadania.

Formação integral

O preparo para o exercício pleno da cidadania não se dá apenas pela apreensão, por parte do educando, dos conteúdos curriculares padronizados. Como protagonista de sua própria história, deve ser facultado ao jovem descobrir-se e fazer seus próprios caminhos. Tendo em vista isso, proporcionamos aos nossos alunos amplas oportunidades de desenvolvimento pessoal, a fim de que aproveitem suas potencialidades e inclinações naturais. Para aqueles com inclinação para as artes, as oficinas de música, pintura, dança e afins; para os espíritos lógicos e geométricos, as oficinas de lógica e Lego; para os dotados do talento sinestésico, as várias modalidades de esporte; para os apaixonados pela leitura e escrita, oficinas de produção textual.  As mais variadas possibilidades de expressão artística, esportiva, científica e cultural oferecidas abrem portas para que o aluno se conheça como indivíduo formador da própria personalidade.

Integração entre família e escola

Sendo a educação dever compartilhado entre escola e família é fundamental que ambas caminhem em sintonia, de modo que o trabalho pedagógico da escola seja facilitado em casa pela família, e vice-versa, o trabalho de educação familiar seja facilitado pela escola. Para atingir esse objetivo, buscamos envolver diretamente os pais no processo educacional, por meio de uma orientação escolar que os trata como parceiros, o que propicia-nos conhecer nossos alunos a fundo e identificar elementos que facilitem a escolha dos procedimentos pedagógicos a serem utilizados para cada um.  

Aluno como sujeito de individualidade

Mais do que alunos que partilham de uma mesma condição, educamos sujeitos dotados de individualidade própria, com suas próprias angústias, dificuldades, virtudes e potencialidades. Desde o ingresso do aluno em nossos quadros escolares, buscamos investigar permanentemente os aspectos cognitivos, sociais e culturais que possam estar interferindo (positiva ou negativamente) no seu desenvolvimento psicológico. Por meio de serviço de orientação eficiente e a já citada proximidade com a família, é possível situar o aluno no contexto apropriado, e, assim, escolher apropriadamente os instrumentos pedagógicos a serem utilizados a cada um. Os serviços de apoio escolar permanente garantem que alunos com sérias defasagens de aprendizado tenham uma atenção especial, e possam assim superar suas dificuldades.

Ambiente acolhedor

Queremos propiciar ao nosso aluno um ambiente agradável, onde ele se sinta confortável física e psicologicamente. Em nossa escola os alunos se sentem acolhidos, pois há preocupação genuína com suas condições existenciais na realização do trabalho pedagógico. Nosso serviço de orientação pedagógica é desenvolvido de forma a proporcionar ao educando um canal para expressar suas angústias, dúvidas e dificuldades. A segurança é um princípio exercido nos mais diversos termos: físico, emocional, cognitivo e social. Os pais se sentem igualmente seguros de que a escola oferecerá um ambiente saudável para seus filhos.

Ótimo lugar para se trabalhar

A busca pela excelência na educação exige um clima organizacional favorável à obtenção de ótimos resultados. Buscamos sempre desenvolver um ambiente descontraído, alegre, com relações de trabalho fundadas no respeito e na confiança. A dinâmica de trabalho é estruturada a fim de minimizar os empecilhos burocráticos, facilitar o trabalho do professor e tornar a relação entre Direção, Coordenação e corpo docente um todo em sinergia.

Paixão pela leitura e pela escrita

A linguagem escrita é uma das principais vias pela qual o educando apreende a realidade que o cerca, habilitando-o a expressar organizadamente suas ideias e sentimentos. É por meio dela que se abrem as mais importantes possibilidades de conhecer o mundo para além daquilo que está em nosso alcance no espaço e no tempo. Em vista dessa importância, buscamos desenvolver nos educandos a paixão pelo mundo da leitura e pelo exercício da escrita, como forma de expressão pessoal significativa. Desde as contações de história nos primeiros anos da Educação Infantil, à produção literária e artística no Ensino Fundamental e Médio, buscamos tornar ao aluno o ato de ler e escrever uma experiência prazerosa, que tem significado. Esse princípio está na base do Colégio Machado de Assis, no cerne de sua história e de sua fundação.