Projeto "Pense Primeiro" - Ensino Médio

O Pense Primeiro é um Programa de Educação e Prevenção ao Trauma realizado há 12 anos. Procura despertar no adolescente a conscientização de que o melhor tratamento para o trauma é a prevenção. Desenvolvido pelo Serviço de Residência Médica em Ensino Pesquisa e Treinamento (SRMEPT) do Hospital Municipal São José, o programa é voltado para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública e particular de Joinville. Com didática integrada, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos mostra as consequências das múltiplas formas de traumatismo causadas pela violência no trânsito. O método utilizado é a educação realística. 
O "Pense Primeiro" tem com objetivo formar motoristas parcimoniosos e melhorar as estatísticas de irregularidades cometidas. O programa adota um antigo ditado popular: "É melhor pensar primeiro do que sofrer as consequências depois". 
Os alunos do Colégio Machado de Assis participaram do projeto nos dias 05 e 12 de Junho de 2012 juntamente com o professor Thiago de Biologia,  que foi o disseminador deste encaminhamento tão relevante.  Os estudantes foram recebidos com uma breve explanação sobre o programa e seus objetivos. Em seguida, fizeram uma visita monitorada às unidades do São José onde ficam as vítimas de traumas provocados por acidentes de trânsito. Em contato direto com os pacientes, ouviram relatos e tiraram dúvidas. Após compartilharem essas memórias, eles passaram à etapa de vivência, em que simularam atividades da vida diária de um paciente pós-trauma, com dinâmicas em grupo. Por fim, foi realizada uma palestra ministrada por um médico. Observamos que os alunos ficaram sensibilizados e conscientes de suas atitudes.