Pintando o 7

Centro Educacional Machado de Assis
Professoras: Laiza Francine Schneider
Mariléia Flores Mohr
Turmas: Maternal II A e B.
Título: Pintando o 7!
Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Música, Artes, Movimento.
Objetivo Geral: Explorar as diversas linguagens artísticas, como forma de expressão da sensibilidade e da criatividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico.
- Favorecer a livre expressão de sentimentos e ideias, por meio de criações artísticas.
- Possibilitar a ampliação do conhecimento de meios e suportes artísticos.
- Enriquecer seu fazer artístico e sentir prazer em realizá-lo.
- Evoluir na construção de conceitos lógicos matemáticos por meio de atividade simbólicas.
- Memorizar cantigas de roda.
- Ampliar seu repertório oral e os seus registros escritos.
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam diferentes movimentos, gestos e ritmos corporais.
- Estimular a aprendizagem do próprio nome e dos amigos, por meio de jogos e brincadeiras, explorando-os como uma característica que os identifica do demais e seu reconhecimento por escrita.
Justificativa:
“A criança não desenha o que vê, mas o que sabe o que sente. Seu saber é seu sentir e perceber’’. (DERDYK, Edith.
Elaboramos este com o intuito de conhecer e desenvolver as habilidades artísticas de cada criança; sejam elas musicais, plásticas, teatro, dança, etc. Desta é imprescindível o olhar do professor frente ao desenvolvimento da criança e ao trabalho que pode e deve ser desenvolvido no ensino de artes. As crianças apreciam conhecer a função e a utilidade da arte, pois nesse contexto elas estão formando sua concepção sobre o mundo e sobre si mesmas. Precisamos então garantir um espaço para que o aprendizado de artes possa contribuir para o aprimoramento da representação da realidade e da consciência estética.
Certamente a vivência artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a diversos materiais, como: tintas, pincéis, lápis, canetas...

Por desenvolver outras capacidades, como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é muito importante trabalhar a educação musical com os pequenos. Podemos incentivá-los a cantar, além de educá-los musicalmente ao brincar com a voz, explorando possibilidades diversas como imitar ruídos e os sons de animais, de trovão, chuva, meios de transporte e de comunicação...
Cantar, dançar, tocar, pintar, desenhar, modelar, esculpir, construir... são algumas das oportunidades que queremos oferecer às crianças neste projeto onde com certeza iremos pintar o 7!!!

Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, musical, pictórica e linguística.
Competências e Habilidades:
Artes:
Conceituais
- Produção de sons diversos em melodias e cantigas.
- Escuta de obras musicais de diferentes gêneros e percepção de ritmos.
- Realização de atividades artísticas diversas.

Procedimentais
- Realizar atividades artísticas, utilizando diversos materiais e suportes como: lápis, pincel, tinta, cola, brocha, argila, papéis, tesoura, lixa, algodão, cotonetes, esponja, carvão, carimbo, e materiais de sucata.
- Apreciar obras de arte e criar a partir delas.
- Produzir sons diversos em melodias e cantigas, utilizando o próprio corpo, instrumentos musicais e objetos variados.
- Ouvir e apreciar diversos gêneros musicais, buscando perceber seus diferentes ritmos e expressar-se através da dança.
- Utilizar recursos musicais e dramatizar histórias cantadas.


Atitudinais
- Exploração da linguagem artística, como suporte para a ampliação da imaginação, da invenção e criação.
- Participação em brincadeiras dramatizadas, assumindo diferentes papéis, tanto de forma espontânea, quanto na correspondência ao que é proposto.
Linguagem oral e escrita
Conceituais
- Ampliação do seu repertório oral e expressivo.
- Progresso nas fases do desenho e nas hipóteses de escrita.
- Reconhecimento do próprio nome, das letras que o compõem e da letra inicial dos amigos.
- Contato com diversos suportes literários.
-Assistir ao vídeo “Fantasia 2000”,
Procedimentais
- Ampliar seu repertório oral e expressivo utilizando-o em conversações, recontos, cantigas, dramatizações, imitações, mímicas.
- Participar das atividades propostas, relatando fatos e ideias, contribuindo com sugestões e decisões, expressando seus sentimentos, experiências e preferências.
- Progredir nas fases do desenho e nas hipóteses de escrita, ao nível previsto para a idade.
- Reconhecer o próprio nome, as letras que o compõem e a letra inicial dos amigos.
- Oportunizar o contato com diversos suportes literários (histórias, poemas, músicas, parlendas...).

Atitudinais
- Utilização da linguagem oral para uma melhor comunicação no convívio social e no desenvolvimento cognitivo.
- Disponibilidade para ouvir, compreender e colaborar com os outros.
- Participação nas atividades de audição; reconto de histórias, dramatização, imitação, mímica, relato de experiências que estimulam a expressão de ideias, desejos, sentimentos, opiniões e uso da linguagem oral.
- Exploração de personagens e suas características, a partir da literatura infantil;
- Reprodução oral de jogos verbais diversos ( exercícios fonoarticulatórios, parlendas, quadrinhas, etc).
-Expressão de idéias por meio de desenhos, pinturas, construções, colagens, modelagem...
Conhecimento lógico-matemático

Conceituais
- Identificação e classificação de sólidos que rolam ou não.
- Identificação de quantidade e reconhecimento de números.
- Descoberta e diferenciação de cores e texturas, sensações-tato.
- Utilização de contagem e correspondência.

Procedimentais
- Identificar e classificar sólidos que rolam ou não (bola, rolinho(cilindro, dado, caixa... fazer associação às formas geométricas).
- Identificar quantidades até nove elementos e reconhecer os numerais até cinco na linha numérica.
- Descobrir e diferenciar cores e texturas.
- Utilizar contagem para identificar pequenas quantidades e realizar correspondências.
Atitudinais
- Demonstração de interesse pelo conhecimento de noções matemáticas.
- Participação ativa na utilização de contagem e correspondência.

Movimento

Conceituais
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam diferentes gestos e ritmos corporais.
- Utilização, percepção e diferenciação de expressões faciais.
- Aprimoramento do equilíbrio e da coordenação motora ampla e fina.

Procedimentais
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam diferentes gestos e ritmos corporais.
- Utilizar, perceber e diferenciar expressões faciais.
- Aprimorar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos amplos e finos, livres e dirigidos (através de brincadeira cantada, dança e com uso de instrumentos musicais).

Atitudinais
- Utilização da linguagem corporal em diferentes situações e a discriminação perceptiva do próprio corpo.
- Construção de uma imagem positiva de si e do outro, através da socialização e demonstração de afetividade.
- Iniciativa para desafiar alguns limites corporais;
- Demonstração de prazer e alegria através de práticas lúdicas.

Tempo de duração: Aproximadamente seis semanas.

Avaliação:

Receberemos novamente a visita da palhacinha em nossa sala e com o seu baú, trará os objetos que fizeram parte deste projeto, assim conforme eles saírem de dentro do baú, as crianças serão estimuladas a falarem sobre as vivencias (positivas e negativas - gostou ou não gostou).
Expor três carinhas do smile
Que bom

Que pena

Que tal

Cada um deverá falar o que achou do nosso projeto pintando o 7.

PRODUTO FINAL: elaboração de uma palhacinha e um instrumento musical.