Transitando... Educando hoje o motorista de amanhã.

Professoras: Laiza Francine Schneider e Rosilene Antunes
Turmas: 2º períodos “A,B,e C’’

Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Movimento.

Objetivo Geral:
Promover e incentivar ações educativas dentro da escola e da comunidade em relação às leis de trânsito, segurança individual e coletiva, para que se possa ter resultados efetivos e uma convivência socialmente justa.

Objetivos Específicos:
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Despertar a consciência crítica, juntamente com a responsabilidade de cada um;
- Participar de atividades lúdicas como dramatizar situações e simulações de trânsito;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Organizar uma circulação interna na escola;
- Valorizar a importância do uso do cinto de segurança e da obrigatoriedade da cadeirinha para crianças até 4 anos;
- Conhecer as leis do nosso trânsito;
- Reconhecer a importância do pedestre e suas obrigações dentro do trânsito;
- Valorizar a educação para o trânsito dentro da vida escolar, com o intuito de melhorar nossas atitudes e preservar a vida;
- Entender a função da faixa de segurança, semáforos, e placas de sinalização;
- Respeitar o profissional do trânsito;
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, paciência, tolerância, responsabilidade, e humildade.

Justificativa:
Educar para o trânsito é compromisso de todos nós educadores, pais, ou qualquer cidadão. Atualmente nas cidades, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais, onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo, os congestionamentos, infrações, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Percebemos claramente este fator em nossa cidade, uma vez que cresceu em ritmo muito acelerado e sua infra-estrutura não foi planejada para atender a demanda. O fluxo de pessoas e carros que transitam diariamente causa alguns transtornos, exigindo de quem trafega por nossa bela cidade um pouco mais de paciência.
A tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades reflete no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a escola e a educação possuem é que planejamos um projeto sobre trânsito, com o tema ‘’Transitando... Educando hoje o motorista de amanha’’.
Este projeto visa contribuir e auxiliar na conscientização e conhecimento das leis que o regem, e da proteção a vida, para a paz no trânsito.

Inteligências envolvidas: Linguística, Espacial, Intrapessoal e Interpessoal.

Competências e Habilidades:
Conceituais
-relatos de fatos e ideias;
-reconhecimento de placas de sinalização;
-representações dos conhecimentos através da produção livre e de cópia escrita;
-ampliação da visão de mundo;
-argumentação oral de ideias;
-conscientização sobre a importância de preservar vidas;
Atitudinais
- conscientização e respeito perante o mundo em que vivemos;
-humanização no intuito de promover e valorizar vidas;
-interessar-se por regras e normas que regem o nosso trânsito;
-predisposição ao trabalho com atitude cooperativa;
-prazer pelo trabalho realizado;
-participação ativa na utilização e construção as placas indicativas do trânsito;
-conscientização quanto ao uso obrigatório do cinto de segurança, da cadeirinha para acrianças até 4 anos e que crianças até 10 anos devem ir no banco de trás;
-conscientizar sobre a importância de preservar vidas;
Procedimentais
- relatar fatos e idéias;
- reconhecer placas de sinalização;
- reconhecer algumas leis de trânsito;
- ampliar a visão de mundo;
- construir uma grande maquete na quadra de esportes da escola, simulando uma dinâmica de trânsito para que as crianças vivenciem como utilizar corretamente as leis de trânsito;
- receber a visita de um guarda de trânsito;
- realizar uma enquete sobre como cada criança vem para a escola;
- participar de uma aula com a professora de geografia, sobre o crescimento populacional;
- pensar criticamente sobre a importância do trânsito seguro e conscientização do ambiente sustentável;
- trabalhar com poesias, músicas, desenhos, maquetes sobre o tema abordado;
- enfocar a importância da faixa de segurança;
- descobrir a importância do uso obrigatório do cinto de segurança e da cadeirinha;
- entender que o descumprimento das leis de trânsito, ocasionam em multas e até a perda da carteira de motorista;
- realizar uma simulação para que cada criança conquiste a sua carteira de habilitação;
- fazer uma eleição para nomear o nosso mascote;
- respeitar os limites de velocidade (radares eletrônicos);

Tempo de duração: aproximadamente 7 semanas

Avaliação figura analógica:
A avaliação será realizada a partir da representação de um semáforo, em que utilizaremos as cores (verde, amarelo e vermelho), para representar algumas atitudes na nossa vida; o sinal verde permite a liberdade de expressão; o sinal amarelo, precisa ter mais atenção; o sinal vermelho representa as coisas que não quero pra mim. Através do censo crítico e da reflexão, montaremos um ambiente com música de fundo em que cada criança terá a oportunidade de expor suas reflexões.
Produto final: Simulação de trânsito na quadra de esportes da escola, onde mostraremos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças.