Eu sou assim, e você?

Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes, Movimento, Natureza e Sociedade.

Objetivo Geral:
- Promover a adaptação ao ambiente escolar e a socialização da turma, bem como a exploração de conhecimento, através de brinquedos e atividades significativas; para que umas aprendem com as outras, num processo de interação e exploração que possibilitará a formação e valorização pessoal e social.

Objetivos Específicos:
- Conhecer o próprio corpo; identificar particulares; valorizar a própria imagem; aprender a observar.
- Conhecer os espaço físico da escola e deslocar-se nele com facilidade e segurança, vivenciando as brincadeiras e atividades com alegria e prazer.
- Identificar-se com a turma, sentindo-se parte do grupo, progressivamente engajado, colaborando e participando efetivamente.
- Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade, evoluindo no nível do vocabulário, do grafismo, do domínio corporal e do conhecimento físico.
- Estimular a aprendizagem do próprio nome e dos amigos, por meio de jogos e brincadeiras, explorando-os como uma característica que os identifica do demais e seu reconhecimento por escrita.
- Memorizar cantigas de roda.
- Participar ativamente das atividades e brincadeiras, utilizando os conhecimentos veiculados, bem como interagindo com os colegas e compartilhando seus pertences.
- Reagir em situações imprevistas, tentando resolver pequenos problemas que surjam com o bom humor e criatividades.
- Compreender e praticar, no desenrolar das brincadeiras e regras combinadas.
- Identificar semelhanças e diferenças perceptíveis entre pessoas, objetos, sons e gravuras, estabelecendo alguma relação entre eles.

Justificativa:
Iniciar na educação infantil, para alguns é ameaçador, é trocar o ambiente familiar e os cuidados de pessoas queridas, para entrar em um mundo novo e desconhecido. Por esse motivo, pretendemos pautar o projeto com questões que visam a construção da identidade do grupo, através da exploração de dados pessoais( nome,idade, fotos,características, preferências, objetos pessoais), trazendo um pouco do mundo que a criança deixou, ao sair de casa, para a escola, procurando favorecer a interação das crianças com as professoras e colegas. Trabalhar a identidade e a capacidade das crianças de terem confiança em si e o fato de sentirem-se aceitas, cuidadas e amadas, oferecem segurança pessoal e social.
A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as. Ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Para ajudá-la neste processo, pretendemos criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades; através de conversações, histórias, músicas, dramatizações, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.

Inteligências envolvidas: cinestésica corporal, musical, pictórica e linguística.

Tempo de duração: 7 semanas

Avaliação:
A avaliação será a partir do baú do Guto, onde colocaremos dentro dele objetos que foram significativos e de grande aprendizagem, para fazer uma retrospectiva de todo o conteúdo trabalhado.
Colocaremos então um espelho, as fotos individuais de cada criança, um brinquedo (lembrando os brinquedos que cada um trouxe de casa), história, entre outros.
Fazer uma conversação sobre o que cada criança assimilou do que trabalhamos sobre cada momento.

Produto final: exposição em forma de varal, no pátio da escola de um álbum da criança, contendo dados pessoais e suas principais preferências.

Professoras: Laiza Francine Schneider Weber e Mariléia Flores Mohr
Turmas: Maternal II A e B