Eu e o Periquito Maracanã na escola

Professoras: Adriana e Maricléia
Série: Maternal I A e B

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, matemática, movimento, natureza e sociedade.

OBJETIVO GERAL:

Promover o conhecimento de si e do mundo que a cerca, bem como, explorar cada cantinho do espaço escolar, respeitando regras e combinados.

JUSTIFICATIVA:

A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998, p.25, v.2) “ A aquisição da consciência dos limites do próprio corpo é um aspecto importante do processo de diferenciação do eu e do outro e da construção da identidade”. Isto significa que, conhecendo o próprio corpo, a criança terá maior habilidade para se diferenciar e para sentir as diferenças.
Neste sentido, o desenvolvimento do trabalho com o corpo é a base de todas as aquisições posteriores do indivíduo. Através das experiências que a criança vive em relação com o seu corpo, terá uma percepção positiva de si mesma, ajustada, com possibilidades de superação de dificuldades, assim, poderá construir uma boa autoimagem e boa autoestima que lhe permitirão ter confiança em suas possibilidades.
Este projeto vai propiciar o conhecimento de si, do outro e do mundo que a cerca, através de contação de histórias, onde a criança viajará no mundo mágico da fantasia e emoção; brincadeiras lúdicas, proporcionando prazer e gosto em aprender brincando; e vivencias reais, como a presença de um pássaro (calopsita), que irá morar na sala, fazendo-se presente nas mais diversas situações cotidianas.
Com diz Ruben Alves (2002, p.10) “O caminho está lá, mas verdadeiramente só existe quando o percorremos – e só o percorremos quando o vemos e o percebemos dentro de nós”. Assim são as crianças, só conhecem a si e ao mundo, quando sentem e vivenciam.

INTELIGÊNCIAS ENVOLVIDAS: Sinestésica Corporal; Espacial; Linguística; Pessoais – inter e intra.

COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Linguagem Oral, Matemática, Movimento, Natureza e Sociedade

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através da observação, concentração, envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas, observando também, a troca de afetividade e respeito para com todo o grupo.