Moradias Curiosas

Projeto: Moradias Curiosas
Professoras: Elisabete, Marley, Mariana

OBJETIVO GERAL

Explorar alguns tipos de moradias do mundo animal que possa despertar na criança interesse e curiosidade, conscientizando-a da importância da preservação ambiental.

JUSTIFICATIVA

As crianças de um modo geral se encantam com os animais, despertando nelas grande interesse e curiosidade. O mundo animal e repleto de beleza, sabedoria, inteligência e sensibilidade. Pensando nisso procuramos elaborar um projeto com o objetivo de conhecer um pouco esse mundo fascinante, escolhendo alguns animais para explorar suas características, necessidades e a importância de seu habitat, e especificamente avaliar suas diferentes e curiosas moradias.
Para fundamentar esse projeto entraremos no mundo encantado da literatura infantil, das histórias e contos que evidenciam a vida dos animais de várias espécies. Pois o movimento e a magia das histórias muito mais que encantam, possibilitam aos que as ouvem estruturar o pensamento, organizar ideias, situar-se no tempo/espaço, perceber diferenças e vivenciar sentimentos.
Com o intuito de estabelecer relações entre os seres vivos e os modos como os seres humanos se organizam, é importante que as crianças conheçam os animais, seus habitats, suas interações com o meio e outras espécies.
Com esse projeto, pretendemos atingir o universo sensível da criança, através de uma linguagem simbólica, expandindo seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida dos animais.

INTELIGÊNCIAS ENVOLVIDAS

Linguística, naturalista, sinestésica corporal, lógico-matemático, pictória e pessoal.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
NATUREZA E SOCIEDADE
CONHECIMENTO SOBRE ARTES
MOVIMENTO

TEMPO DE DURAÇÂO: Aproximadamente três meses.