Espelho, espelho meu, este aqui sou eu!

OBJETIVO GERAL:
Promover a adaptação ao ambiente escolar e a socialização da turma, bem como a exploração espontânea de conhecimentos através de brinquedos, brincadeiras e atividades significativas; para que umas aprendam com as outras, num processo de interação e exploração que possibilitará a formação e valorização pessoal e social.

JUSTIFICATIVA:
Pretendemos pautar este projeto com questões que visam à construção da identidade do grupo, através da exploração de dados pessoais (nome, idade, fotos, características, preferências, objetos pessoais...),

A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudá-las nesse processo, pretendemos criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades; através de conversações, histórias, músicas, dramatizações, jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam a turma, possibilitando a comparação e a percepção das diferenças existentes no grupo e destacando a identidade pessoal. A partir daí, iniciaremos a construção da identidade do grupo, formulando regras e combinados originados das necessidades diárias, escolheremos um nome para nossa turma e faremos atividades lúdicas (com lençóis, caixas, fantasias...), que descontraem, divertem e aproximam o grupo.

Em nosso projeto, daremos ênfase ao uso do espelho, pois, é frente a frente com a própria imagem que se desenvolve parte da identidade. Olhar-se no espelho e se perguntar: “Quem sou eu?” faz parte da infância, da adolescência e da vida adulta. O poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994) escreveu a poesia “Espelho”, sobre essa relação que todo ser humano trava com o objeto ora amado, ora odiado:
“Por acaso surpreendo-me no espelho:/ Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)/ Eu sou aquele mesmo menino teimoso de sempre (...).”

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes, Movimento, Natureza e Sociedade.
INTELIGÊNCIAS ENVOLVIDAS: Cinestésica corporal, Musical, Pictórica e Lingüística.

Professoras: Maria Aparecida Leal e Silva - Mariléia Teonília
Série: Materna II – A, B e C (1º semestre)