Meu caderno, minha obra de arte

Professora: Gislaine Xavier

Justificativa:
A criação do projeto “Meu caderno, minha obra de arte”, vem ao encontro da necessidade de um espaço que possibilite ainda mais a expressão artística do aluno, seja escrevendo ou ilustrando, uma vez que os conteúdos programáticos de Língua Portuguesa contemplam uma gama muito grande de atividades e as aulas de Artes têm uma carga horária inexpressiva. Assim, o aluno tem mais do que um espaço, o seu espaço específico é ampliado para desenvolver a criatividade, usando as formas mais diversificadas possíveis, investindo no seu talento a cada atividade produzida.

Objetivo:
Oportunizar espaço e tempo necessários ao desenvolvimento da capacidade criadora do aluno aplicada à produção e a ilustração de texto, bem como para interpretar e argumentar com autonomia.

Metodologia
Durante as duas aulas semanais, cada turma desenvolve de acordo com o gênero textual correspondente à série, atividades pertinentes ao exercício da escrita. As atividades são decorrentes de textos literários, e a partir de discussões geradas pela história, cada aluno pratica a produção textual em três fases: o planejamento, construindo um rascunho do texto, a revisão do que foi produzido e por fim a transcrição do rascunho para o caderno de Produção Textual.
Para dar ainda mais expressividade à produção trabalha-se o texto não verbal, ora livre, ora por meio de técnicas artísticas; com uma página coberta de palavras e outra de cores tem-se um arsenal de idéias fabulosas e assim uma verdadeira obra de arte.

Clique no link abaixo e confira também as atividades do projeto:
- 19 de Novembro de 2008