Piteco no Mundo das Letras

PROFESSORAS: Naila Tiana e Sonia Gouveia
SÉRIE: 1º Anos

OBJETIVO GERAL:
Conhecer a origem da escrita e o seu desenvolvimento na evolução da humanidade, bem como apreciar o avanço da tecnologia no mundo moderno.

JUSTIFICATIVA
Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem para a alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas por intermédio de uma linguagem real, natural, significativa e vivenciada.
Percebendo o grande interesse das crianças para o mundo das letras, resolvemos desenvolver um projeto cujo tema é “PITECO NO MUNDO DAS LETRAS”.
Levaremos para sala de aula um boneco grande (confeccionado de tecido) e apresentaremos como “Piteco” um menino esperto, curioso e apaixonado pelas coisas antigas. Ele é o personagem principal (retirado dos gibis da turma da Mônica) que irá contar para as crianças uma história de um tempo em que a escrita não existia. Sabemos que o homem pré-histórico já lia sinais da natureza e os interpretava, assim como tentava reproduzir mensagens nas pedras e rochas. Essas tentativas de representar o mundo foram utilizadas por diversos povos, em diferentes épocas.

Aos poucos, os sinais desenhados foram perdendo a analogia com o objeto que representavam e evoluíram para outras formas. A invenção da escrita é resultado de um lento processo de evolução pelo qual passou a humanidade, uma longa caminhada em busca de uma vida melhor e mais fácil.

Depoimento dos pais sobre a visita do Piteco

“Foi um sucesso! O Piteco participou em todas as atividades do Antônio, è um incentivo a mais na alfabetização das crianças. Parabéns!” (Marlice)

“Foi muito interessante, a Ana não deixava ele sozinho, dava comida, remédio e brincava com ele, até fiz uma cama no lado da cama dela e o mais legal de tudo isso é que a gente se envolve na brincadeira também! Foi ótima a visita do Piteco!”. (Patrícia)

“Foi divertido. Foi apresentado para a família, passou de colo em colo, assistiu desenhos com a Ana. Fizemos um bercinho para ele dormir. Foi companheiro.” (Iara Lúcia)

“O Piteco se divertiu muito, almoçou com a gente, tirou fotos, viu televisão e dormiu com meu filho André. Foi muito legal essa atividade!”. (Luciano)