Melhores Práticas - livro de literatura - OBAX - 1º Ano F

Professora: Alifrancis Veiga da Costa
Colaboradora: Ana Carolina Auxt
Turma: 1º Ano F


OBAX


Obax é a personagem do livro de literatura, do autor André Neves, que foi lido para as crianças. Obax é uma menina africana que adorava inventar histórias, vivia solitária, com poucos amigos e as pessoas com quem convivia não se importavam muito com ela. Um certo dia, inventou uma história que ninguém acreditou e a ridicularizaram. A menina, então, resolveu partir pelo mundo para viver grandes aventuras e provar a todos que a história que havia contado era verdadeira. Começa, então, uma grande jornada pelo mundo da imaginação com um amigo nada comum...
Ao ouvirem a história, as crianças ficaram curiosas em conhecer a aventura de Obax e torceram por ela.
As ilustrações do livro prendem a atenção e a história desperta uma grande empatia pela menina. Na literatura, de uma forma em geral, as histórias de grandes jornadas em busca da verdade ou de algo valioso sempre são amadas pelas crianças. Afinal, nossa vida não é uma grande jornada, uma grande viagem em busca de nós mesmos?
Além da jornada de aventuras, histórias como a de Obax permite à criança vislumbrar a realidade de aldeias africanas com suas características étnicas próprias, a pluralidade de cores fortes e as estampas coloridas. O 1º Ano F descobriu os encantos da África, e com a história da menina Obax as crianças refletiram, numa roda de conversas, sobre os desejos da menina e suas aventuras. Trabalhamos também, sobre questões do preconceito racial que está inserido em nossa sociedade.
Um livro como Obax é uma verdadeira obra de arte que permite ao leitor descobrir novos mundos e viajar na imaginação…