Projeto - Cheirinho de flor, a Primavera chegou! - 1º Período C

Professora: Marisa Fink da Maia
Colaboradora: Carin
Turma: 1º Período C
Projeto: Cheirinho de flor, a Primavera chegou!



Objetivo Geral

Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, desenvolvendo valores e atitudes de respeito com a natureza, conscientizando-as da importância das plantas e apreciando o ambiente que nos rodeia.
Justificativa
Em setembro é comemorada a chegada da primavera, estação do ano que traz consigo o agradável aroma das flores coloridas, estimulando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza proporciona.
Um ótimo momento para convidar a turma a refletir sobre a preservação do meio ambiente, afinal, vivemos nele e precisamos dos seus recursos para a nossa sobrevivência. Desta forma, é muito importante formar o senso crítico na criança, pois o cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive, precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois só protegemos e cuidamos daquilo que conhecemos e amamos.
A cada dia, a natureza está mais ameaçada devido à falta de cuidado do ser humano, sendo assim se torna necessário cada vez mais, realizar um trabalho de conscientização no sentido de preservar a natureza e nosso meio ambiente.
Para finalizar, proporcionaremos uma experiência diferente de expressão, conhecimento e diversão, fazendo um passeio de estudo na Agrícola da Ilha para contemplar os Hemerocallis, em que as crianças terão contato com diversos tipos de flores e as suas sementes. Como vivência, cada criança confeccionará um vasinho de garrafa pet na escola e o levará para fazer o plantio, e tudo isso permeará os conceitos apresentados.