MELHORES PRÁTICAS - Casinhas de amor - 1º Período C

MELHORES PRÁTICAS

Professora: Marisa Fink da Maia
Turma: 1º Período C.
Colaboradora: Carin Alessandra de Souza
Atividade:
Casinhas de amor
Ao encontrarmos algo novo, é normal nos questionarmos de onde vem e como é feito. Com as crianças não é diferente. E foi assim que as crianças do 1º período C, brincando pelo parque do colégio, encontraram uma pena de passarinho, e queriam saber de onde era aquela pena. Procuramos e encontramos alguns ninhos no telhado do parque.
As crianças ficaram ansiosas, despertando o interesse em observar melhor os pássaros. Assim foram surgindo algumas perguntas: "será que tem um passarinho pequenininho lá em cima?" "Por que tem tantos ninhos lá no alto?" "Quem faz o ninho?" "O que o filhinho come?"
A partir dessas perguntas, resolvemos instigar nossas crianças na roda de conversa, trocando ideias, pesquisando curiosidades e ouvindo histórias.
Usando a criatividade e matériais recicláveis como: caixas de leite, tampinhas, papel colorido rasgado e cola, as crianças confeccionaram lindas e coloridas casinhas de passarinhos e seus moradores. Depois de explorarmos sobre a vida dos passarinhos, trabalhando com rimas construímos um poema.
Apresentamos as lindas e coloridas casinhas na exposição de artes, durante a Semana da Educação Infantil.