Melhores Práticas - Alimentação Saudável - 1º Ano B

Colégio Machado de Assis
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Professora Auxiliar: Kerolen Cristine
Turma: 1º ano B
Data: 27/09/18

Alimentação Saudável - Sopa e Salada de Frutas

Quando falamos em alimentação saudável, muitas pessoas associam com a forma física do corpo. Porém, quando escolhi trabalhar com os alunos do 1º Ano B esse tema, não pensei na questão física, mas sim, no estilo de vida saudável.
Conversamos sobre a importância de brincar, passear, caminhar ao ar livre, tomar muita água e é claro, sobre o que cada um come. Perguntei como queriam que o fosse o corpo deles quando estivessem maiores, e logo vieram as inúmeras respostas.
"Quero ser forte como meu pai."
"Quero ser rápido como o Neymar."
"Quero ser bonita como a minha mãe."
E assim, um por um, foram respondendo. No final desse momento, falei que para serem tudo o que eles queriam e haviam listado, precisavam ser acima de tudo saudáveis. Para isso, não podiam comer as mesmas frutas sempre. Precisavam de variedades, pois cada uma tem uma vitamina específica e auxilia na construção de um organismo completo e sadio.
Também conversamos sobre a importância dos legumes para nosso organismo funcionar perfeitamente, e a função deles para nos sentirmos bem, dispostos e felizes. Afinal, para sermos uma pessoa feliz precisamos ter um corpo saudável, pois assim poderemos realizar tudo aquilo que queremos.
Para colocar em prática um pouquinho do que aprenderam, as crianças degustaram uma deliciosa sopa de frango e legumes e fizeram um piquenique, em que os lanchinhos foram somente comidas e bebidas saudáveis. O mais legal desse momento, foi escutá-los dizendo que estava tudo muito bom e que estavam adorando tudo aquilo. Assim, chegaram à conclusão que podemos ter alimentos muito saborosos e saudáveis ao mesmo tempo. Dessa maneira, ficou a sugestão para fazerem o desafio de manter todos os dias uma alimentação rica em nutrientes e ainda por cima, tentarem implantar isso na dinâmica familiar de cada criança.