Melhores Práticas - Descobrindo a Arte. - 1º Período A

Melhores Práticas.
Professora: Marley Maria Salfer Devigili.
Colaboradora: Marisa Fink
Atividade:
Descobrindo a Arte.

Agosto é um mês de muita euforia para as crianças, pois recebemos a visita do Saci Pererê que veio nos lembrar que o folclore vive na nossa imaginação com suas lendas, parlendas, músicas e brincadeiras.
Nesse contexto, buscando ampliar o conhecimento das crianças, apresentamos a vida e obra do artista plástico Ivan Cruz que retrata as brincadeiras de infância, baseado na frase que criou "Criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração"
Durante a leitura das imagens as crianças observaram as cores, formas e as brincadeiras envolvidas, bem como as técnicas e materiais utilizados e no momento de reproduzi-las, fizeram a releitura de algumas obras. A proposta foi fazer uma atividade diferente, utilizando caixas de sapatos e outras técnicas.
A pintura da caixa representando o céu gerou alegria e expectativa nas crianças. Em seguida, com recorte e colagem fizeram as casas coloridas. Para finalizar cada criança escolheu um amigo para desenhar e uma brincadeira para a dupla brincar e registrar no quadro. Foi uma atividade muito divertida realizada em várias etapas e o resultado final ficou muito bom.
"O trabalho com releituras de obras de artes na educação infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos artistas, possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar tornando-se produtoras de sua arte. "