Melhores Práticas - 2º Período C

Colégio Machado de Assis
Professora: Laiza Francine Schneider
Colaboradoras: Daniela e Geisa
Atividade:
Mercadinho na escola

Como proposta do nosso livro didático, trabalhar com o sistema monetário, resolvemos montar na nossa sala de aula um mercadinho. Para esta vivência, sugerimos que as mães enviassem para a escola embalagens vazias de produtos utilizados em casa no seu dia a dia.
Realizamos a classificação dos produtos por setores (higiene, limpeza, alimentos), e identificamos os produtos por uma etiqueta contendo o valor. As etiquetas foram elaboradas pelas crianças, e em seguida coladas nos produtos.
Confeccionamos uma carteira com papel, de modo que cada um tivesse um lugar onde armazenar os dinheirinhos que foram destacados do nosso livro didático. Antes das compras começarem, elegemos através de uma enquete com a turma um nome para o nosso mercado. O nome escolhido foi "MERCADO DE ASSIS'', em homenagem à nossa escola.
Solicitei às crianças que trouxessem de casa suas máquinas registradoras e seus carrinhos de compras, e na sala disponibilizei sacolas plásticas para auxiliar no processo de compra.
A brincadeira começou, e fomos aos poucos nos organizando de modo que todos pudessem realizar as compras, trabalhar no caixa e fazer a reposição dos produtos comprados. Um a um, fui orientando sobre a questão do valor, e do troco, de modo que todos pudessem vivenciar experiências de cálculos fazendo comprinhas e pagando com dinheirinho.
Todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, além de importantes conceitos matemáticos e linguísticos.
Fazer compras no "Mercado de Assis foi uma experiência super legal!