Projeto Identidade: Tudo sobre mim - Maternal I A - B

Colégio Machado de Assis
Professoras: Adrianna da Silva de Borba
Maricleia da Silva Ladewig
Turmas: Maternal I A e B
Projeto Identidade: Tudo sobre mim

Áreas do Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento, Natureza e Sociedade e Matemática.

Objetivo Geral: Conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando sensações e emoções a fim de estabelecer vínculos afetivos, bem como, ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social.

Objetivos específicos:
Conhecer a história do nome e seu significado;
Reconhecer as próprias características físicas;
Perceber as capacidades e limitações do corpo;
Estimular os sentidos;
Identificar os sons do corpo e do ambiente;
Ampliar progressivamente domínio da linguagem oral e corporal;
Realizar ações simples relacionadas à higiene;
Construir noções matemáticas, relacionadas à contagem, cores, semelhanças e diferenças, com base nas vivências do dia a dia.
Construir e respeitar os combinados;
Promover sentimento de solidariedade, amizade e respeito ao próximo;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;


Justificativa:
A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. É um processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida.
A primeira experiência de socialização da criança é o ambiente familiar, a segunda é a escola, que possui um universo social diferente, favorecendo novas interações, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
Partindo do tema da construção da identidade é que surgiu o projeto "Tudo sobre mim", que visa propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si, dos outros e do ambiente onde estão inseridos. Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.
Portanto, trabalhar a identidade dos pequeninos é uma ótima maneira de ajuda-los a perceber que eles têm uma história de vida, fazem parte de uma família e são parte atuante no mundo em que vivem.


TEMPO DE DURAÇÃO: quatro meses e meio.


AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através da participação, concentração, interesse e envolvimento das crianças nas atividades propostas, observando suas falas, atitudes, afetividade no decorrer do projeto.