Melhores Práticas - Explorando a motricidade - Maternal IB

Professora: Maricléia
Colaboradora: Patricia
Série: Maternal IB
Atividade:

Explorando a motricidade

É na Educação Infantil que as crianças adquirem a capacidade e habilidade de segurar, amassar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras. Ao trabalhar essas atividades, estamos desenvolvendo a percepção sensorial, concentração e acima de tudo, estimulando a coordenação motora ampla e fina.
Partindo desse pressuposto é que surgiu a atividade "Explorando a Motricidade", com o objetivo de trabalhar o ato de rasgar, amassar, juntar e jogar, em que as crianças aprendem brincando.
Iniciamos a atividade pintando com as cores primárias três caixas que foram usadas na brincadeira de jogar a bolinha.
Na roda, conversamos sobre a atividade e disponibilizamos para eles folhas de jornal. Cada criança recebeu uma folha e teve que amassar bem, para que ela virasse uma bolinha. Algumas crianças conseguiram rapidamente, outras necessitaram de ajuda, mas o final foi bem positivo! Com as bolas prontas, iniciamos o jogo, onde cada criança tinha que jogar a bola na caixa com a cor indicada. Por fim contamos a quantidade de bolinhas e eles brincaram livremente.
Num outro momento, todos receberam novamente outra folha de jornal e dessa vez tiveram que rasgar o papel, picar em pedaços pequenos. Foi um desafio bem interessante, pois apesar de ser uma folha fina, se não for puxada de forma correta, não rasga, só amassa. Auxiliamos as crianças que tiveram dificuldades, mas todas conseguiram de um modo geral, rasgar pedaços da sua folha. Então brincamos de chuva de papel picado, foi muito divertido!!! Ao final, juntamos todos os papeis e organizamos a sala.
Por fim, cabe dizer que as brincadeiras proporcionam as crianças aprendizagem e permitem que eles se desenvolvam integralmente.