Melhores Práticas - Trilha geométrica - Maternal II B

Professora: Mariana Aparecida de Mira
Série: Maternal II B
Colaboradora: Kerolen Silvano
Data: 08/06/2018
Atividade: Trilha geométrica.

As formas geométricas estão presentes em nosso cotidiano, nos mais variados ambientes e espaços. Identificar e reconhecer as formas geométricas são coisas que desafiam e divertem alunos de todas as idades, além de desenvolver o raciocínio lógico e as coordenações motora e visual, também desenvolve a criatividade.
Pensando assim, propiciamos diversas atividades às crianças do maternal II B, desde o contato com blocos lógicos ao manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas geométricas.
Uma atividade bastante significativa foi a trilha geométrica, que através de um tapete repleto de formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), demarcado com linhas de partida e chegada, iniciamos o jogo em duplas. Um integrante fazia o lançamento do dado, que indicava em qual forma geométrica a outra criança deveria se dirigir até chegar ao final da trilha, não se esquecendo de identificar e também nomear cada forma indicada pelo dado.
Brincamos também em grupo, onde cada criança escolhia uma forma geométrica e conforme as jogadas do dado seguiam até a chegada, fazendo com que disputassem entre si.
Nossa brincadeira foi muito divertida, as crianças participaram com muito entusiasmo e atenção, aprendemos brincando!
"Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer" (Cunha 2001, p.14).