Melhores Práticas: Lúdico e Material concreto - 1º Ano F

Professora: Alifrancis Veiga da Costa
Colaboradora: Ana Carolina Ramos Axt
Série: 1º Ano F
Atividade: Lúdico e Material concreto.


A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DO MATERIAL CONCRETO NA ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é um processo importante na vida dos alunos, e na escola se estabelece um dos primeiros contatos com o código da escrita.
O brincar, é um meio pelo qual os seres humanos exploram uma variedade de experiências em diferentes situações, analisando aspectos referentes à sua importância no desenvolvimento das crianças, reflete-se sobre sua convivência como instrumento de ensino no processo de construção do conhecimento.
Sob esta visão busca-se desenvolver um trabalho que reflita sobre as contribuições que atividades lúdicas proporcionam no processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo assim, uma relação entre o ato de brincar e aprender nos anos iniciais. É necessário que o professor tenha consciência que nas brincadeiras as crianças recriam e estabelecem noções, ideias, conceitos, conhecimentos, em uma atividade espontânea e imaginativa, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade.
Através das brincadeiras as crianças desenvolvem sua imaginação e criatividade, passando a descobrir o mundo que as cerca e reinventando as ações que vivenciam, de acordo com suas necessidades.