Melhores Práticas - Descobrindo os cinco sentidos - Maternal I A - Educação Infantil

Professora: Mariléia
Série: maternal I A
Colaboradora: Kerolen
Data: 05/04/2018
Atividade: Descobrindo os cinco sentidos

Nosso corpo é composto por cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo que são: olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
Para explorar os cinco sentidos com a turma do maternal I A, cada criança observou sua face perante um pequeno espelho, para que pudessem localizar e identificar seus sentidos. Cantamos a música "Meus olhinhos são pra ver, meu nariz é pra cheirar, minha boca é pra comer e meus ouvidos pra escutar..." Para que as crianças tivessem uma vivencia bastante proveitosa brincamos com geleca (mingau de água e amido de milho), a textura foi explorada com bolinhas de sagu e com um aromatizante de baunilha exploramos o cheiro. Para trabalhar o tato a criançada fez muito barulho batendo as mãos sujas de geleca na mesa e finalmente trabalhamos com os corantes de alimentos para explorar as cores e sabores.
Desta forma divertida e prazerosa, as crianças aprenderam as funções e sensações de cada sentido e a sua importância na relação com o nosso corpo e o mundo externo.