Melhores Práticas - Borboletas - Maternal IIC

Turma: Maternal II C
Professora: Milena
Colaboradora: Ana Cristina

A poesia é um texto que apresenta ritmos e rimas. Desta forma, ela acaba atraindo as crianças, pois apresentam um caráter lúdico. Normalmente, as poesias promovem o apreço pela leitura, mexendo com o imaginário da criança, a levando a expressar desejos, sentimentos e a descobrir que se pode brincar com as palavras. Na poesia de Vinícius de Morais, mais especificamente, na obra "As Borboletas", o texto retrata as características e cores de cada borboleta.
Na sala do maternal II, iniciamos a aula realizando a leitura do poema e a dramatização coletiva. Após a leitura, houve uma roda de conversa, onde as crianças conheceram o ciclo da vida de uma borboleta, na qual chamamos de metamorfose. Juntos, construímos um ciclo em forma de cartaz, para que as crianças pudessem visualizar e compreender melhor o conteúdo trabalhado. Após esse momento assistimos o vídeo da metamorfose, do desenho animado Cocoricó.
Em seguida, com esponjas e tintas guache as crianças puderam realizar sua obra de arte. Coincidentemente no mesmo período em que realizávamos essa atividade, apareceu uma borboleta no nosso parque. Todos ficaram encantados, chamando a professora para vê-la e fazendo comentários como: "Olha a cor dela prof.!" "Ela tem pintas!" "Que linda ela é!" Foi um momento muito prazeroso!
Para finalizar, fizemos a exposição das obras de arte "As Borboletas" durante a Semana da Educação Infantil, para que os pais e visitantes da escola, pudessem admirá-las.