Flores no canteiro - Maternal IB

Professora: Maricléia
Colaboradora: Patrícia
Série: Maternal IB
Atividade:


Flores no canteiro

Através das flores é possível perceber novas cores e formas. A vida e o dia ficam muito mais coloridos, além de conscientizarmos as crianças na preservação da natureza.
Assim, surgiu a proposta de plantarmos flores no canteiro do parque do Maternal. Como estamos explorando alguns personagens do nosso folclore, usamos o Curupira para nos ajudar nessa atividade, já que ele é o defensor da natureza.
Curupira trouxe para nossa turma mudas de flores e um saco com terra bem fofinha para plantarmos as florzinhas e deixar o nosso espaço mais alegre e bonito.
No canteiro, cada criança ajudou a colocar a terra, depois todos ajudaram a mexê-la para que ficasse soltinha para plantarmos as flores. Nesse momento, aproveitamos para trabalhar a percepção tátil, explorando a terra, sua textura e sensação. Por fim, cada criança recebeu a sua flor e plantou no canteiro, molhamos e pedimos para cada uma cuidar da sua plantinha, para ela crescer e dar muitas flores.
Apesar de pequenos, receberam uma missão, todos os dias deverão conversar com a sua florzinha, pois elas também gostam e precisam de carinho e atenção. E assim, metaforicamente, plantamos dentro de cada criança uma sementinha, que irá brotar com um único interesse, a preservação pelo meio ambiente!