O Mundo Colorido dos Pingos - 1º Período A

Melhores Práticas.
Professora: Marley Maria Salfer Devigili.
Colaboradora: Marisa Fink

Atividade:
O Mundo Colorido dos Pingos

As crianças desde pequena nascem já inseridas num universo com uma grande diversidade de cores, despertando nelas grande atração e curiosidade.
Ao trabalhar o módulo 3 do caderno de atividades do Sistema Anglo, " o Mundo Colorido ", misturamos algumas cores de tinta, logo as crianças lembraram dos "Pingos", personagens da coleção de livros dos autores Mary e Eliardo França. Histórias que todos gostam muito e sempre procuram na biblioteca.
Os livros falam de sete pingos nascidos de uma gota de tinta, suas cores foram tiradas do arco-íris e deram a cada um deles um jeito diferente de ser. Por isso, suas histórias são tão encantadoras.
Sabemos que o hábito da leitura, além de ser fonte de lazer, favorece também o processo de ensino-aprendizagem que permite à criança desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Sendo assim, resolvemos confeccioná-los, cada um escolheu fazer o seu Pingo favorito, com o qual se identificava, conforme o seu jeito de ser.
Na confecção dos Pingos utilizamos garrafas pet, contribuindo para desenvolver a consciência ambiental das crianças e enfatizando a importância da reutilização de materiais. Como cada Pingo tem uma cor diferente, utilizamos papel crepom para encher a garrafa. Trabalhando a coordenação motora fina, o grupo rasgou muitos pedaços de papel para encher o espaço da garrafa e formar o corpinho. Depois recortaram as orelhas, braços e a barriguinha e por fim fizeram os acabamentos.
Assim, os Pingos foram surgindo um a um enchendo as crianças de alegria.
Agora a brincadeira estava garantida!
Assim como os Pingos, as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.