Melhores Práticas: Brincando de amarelinha - 2º Período D

Professora: Rosilene Antunes
Série: 2º Período D

Atividade: Brincando de amarelinha

Nove quadradinhos numerados no chão, uma pedrinha ou moeda e está pronta a brincadeira!
A amarelinha, que é de origem francesa, fez parte das lembranças de muitas mamães e papais, não é? Vamos falar de brincadeiras antigas que ainda continuam divertindo crianças de várias gerações.
A turma do 2º período D com muita atenção e interesse ouviu a história da amarelinha, em que trouxemos algumas dicas desse jogo tão divertido aos pequenos.
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. As linhas podem ser desenhadas com giz ou mesmo usando um graveto na terra. Depois, basta numerar os quadrados de 1 a 9 e nomear o último espaço como "Céu". A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha ou outro objeto em uma das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma perna só, todo o caminho traçado sem pisar na casa marcada, e recolher a pedrinha na volta. Não se pode pisar nas linhas ou se esquecer de retirar sua pedrinha do lugar.
E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata, avião ou macaca.
Então, para relembrar os velhos tempos, brincamos de amarelinha no pátio do colégio, conheceram as regras que o jogo nos traz e algumas formas diferentes de brincar com a amarelinha. Foi um momento prazeroso e divertido!