Melhores Práticas - Atividade de matemática "Barrinhas de Cuisenaire" - 1ª ano C

Professora: Sonia Aparecida F. de Oliveira
Colaboradora: Karen
Serie: 1ª ano C
Atividade de matemática "Barrinhas de Cuisenaire"

O primeiro ano C não fala em outra coisa na sala:
-"Podemos brincar com as Barrinhas de Cuisenaire"?

Manuseando as barrinhas de Cuisenaire, a criança tem a possibilidade de fazer uma imagem concreta das relações numéricas, (que são abstratas), proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado muito mais agradável.
Este material manipulativo foi inventado por Emile Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980). Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica. Ao se impressionar com a cena de um aluno desesperado, em uma de suas aulas, decidiu criar um material que o ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; foi assim que surgiu a escala de Cuisenaire.
Quando Cuisenaire inventou esse material, não sabia se iria dar certo; mas, na primeira aula que o testou, verificou que a sua intuição estava correta. Esse professor ficou conhecido fora do seu país quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso por suas pesquisas em Educação Infantil, recebeu de um amigo belga um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Encantou-se ao ver o material e passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de "Senhor Barrinhas". O professor belga tornou-se então conhecido em todo o mundo.
Observem as fotos que vocês irão perceber o quanto foi divertido