MELHORES PRÁTICAS - Os Três Porquinhos - Maternal I B - Educação Infantil

Professora: Maricléia Ladewig
Colaboradora: Patrícia
Série: Maternal I B
Atividade:

Os Três Porquinhos
Dentro do projeto Identidade "Tudo sobre mim", trabalhamos em muitos momentos a história dos Três Porquinhos, principalmente quando exploramos o tema moradia, já que cada porquinho constrói a sua casa com materiais diferenciados.
Trabalhar os contos de fada é sempre muito significativo, pois encantam as crianças e os remetem para um mundo imaginário, rico e de muitas possibilidades.
Partindo desse pressuposto é que surgiu a ideia de reconstruirmos a história dos Três Porquinhos, usando material reciclado e muita imaginação.
Primeiramente, fizemos as casas dos Porquinhos, usando caixas de leite, fizemos a casa de palha, casa de madeira (com palitos de picolé) e a casa de tijolo (retângulos de papeis na cor vermelha). As crianças participaram intensamente desse momento, colando os materiais nas caixas. Depois foi a vez de construirmos os personagens da história: Fefê, Jujú e Tatá. Usando os gominhos da caixa de ovos, pintamos com as cores primárias os corpinhos de cada personagem, em seguida colamos o rostinho e o rabinho de cada porquinho. Por último fizemos o Lobo Mau, usando o mesmo material dos porquinhos.
Finalmente, a hora da brincadeira, as crianças contaram e recontaram com muito encanto a sua história, foi um momento rico e de muita interação e diversão. As crianças exploraram muito, tanto que muitos porquinhos não conseguiram ir para casa da criança inteiros.