Melhores Práticas - Pintura Rupestre - 1º ano F - Ensino Fundamental

MELHORES PRÁTICAS
Turma: 1º ano "F"
Professora: Alifrancis
Colaboradoras: Ana Carolina
Tema: Pintura Rupestre

A pintura rupestre é uma representação gráfica da pré-história, os desenhos que se encontram em rochas ou cavernas são considerados patrimônio histórico. Como estão dentro de estruturas como grutas, as pinturas rupestres conseguiram resistir o passar dos séculos e muitas delas ainda podem ser apreciadas hoje em dia.
Este estilo de registro é considerado uma das manifestações artísticas mais antigas e que sobrevive até nos dias de hoje. Acredita- se que algumas pinturas rupestres têm 40.000 anos de história.
As pinturas rupestres mais famosas encontram-se na Espanha e na França, também temos alguns desenhos em nosso Estado e vestígios de pinturas na cidade de Urubici.
Acredita-se que as pinturas rupestres estavam associadas a certos rituais ou crenças mágicas para promover a caça, representando animais como bisontes, mamutes e cervos, bem como marcas de mãos. As cores usadas nas pinturas rupestres costumavam ser o preto, o vermelho, o amarelo e o ocre, tonalidades obtidas com carvão vegetal, minerais e diversos fluidos.