Melhores Práticas - A Sala Sonolenta

Melhores Práticas
Professora: Laiza Francine Schneider
Colaboradora: Daniela
Atividade:
A Sala Sonolenta
A proposta do nosso livro didático propõe um trabalho com a história ''A Casa Sonolenta''. Este livro é um texto descritivo cujas atividades foram organizadas em uma abordagem interdisciplinar: Alfabetização, Matemática, Ciências e Artes.
O conto acumulativo caracteriza-se pelo encadeamento sucessivo de uma mesma sequência de falas ou de ações. A cada repetição, junta-se mais um elemento e o resultado final é uma longa enumeração.
Exploramos inúmeras possibilidades de atividades sobre a história. Finalizando o trabalho com esta história, fizemos nossa tarde sonolenta, em nossa ''SALA SONOLENTA''.
Para que este momento fosse bastante significativo, sugeri que as crianças viessem para a escola com pijama e os bichinhos de pelúcia que utilizam para dormir.
Iniciamos a tarde sonolenta assistindo na TV a história "A Casa Sonolenta". Depois da leitura do livro, listamos o nome das personagens que estavam na cama da avó e ao som de algumas músicas para relaxarmos, brincamos de dormir e acordar, como se estivéssemos na casa sonolenta de verdade.
Concluindo este momento lúdico e muito divertido, assistimos um filminho saboreando uma pipoca quentinha!!!!
Foi uma atividade prazerosa onde os alunos aprenderam brincando.