Projeto Didático - 2ºs Periodos - Amazônia, terra de todos nós

Centro Educacional Machado de Assis – ABRIL/ 2012
Professoras: Laiza Francine Schneider 
                    Rosilene Antunes
Turmas: 2º período ‘’A, B e C’’ 
 
Áreas de Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.
 
Objetivo Geral: 
Conhecer a Amazônia através da sua biodiversidade de fauna e flora, compreendendo a importância e a necessidade de preservação do meio ambiente e da cultura.
 
Objetivos Específicos: 
Desenvolver o bom senso a respeito do meio ambiente;
Valorizar todas as espécies de vida;
Promover o senso crítico com relação às atitudes inadequadas do homem para com o meio ambiente;
Encorajá-los na busca de soluções para os problemas que interferem na vida;
Refletir acerca da importância da Floresta Amazônica para a vida;
Saber identificar os danos à floresta Amazônica, causados pelo homem;
Estimular o senso de responsabilidade;
Valorizar a vida, compreendendo-a como um presente de Deus;
Estabelecer relações entre as informações obtidas por meio da pesquisa e das situações vividas;
Proporcionar momentos de reflexões sobre os aspectos estudados;
Conhecer um pouquinho da fauna e flora Brasileira;
 
Justificativa:
Este tema será um convite a descobrirmos e tomarmos consciência da destruição que sofre a Amazônia e todo o seu povo, bem como sua exuberância.  As crianças necessitam saber da grande importância da Floresta Amazônica para a humanidade e para os animais, passando assim a valorizá-la.A apropriação dos conhecimentos referentes ao tema em questão é fundamental para desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade e valorização à vida.
Desta forma, iremos de forma lúdica explorar o tema proposto para o projeto com as turminhas do 2º período, pois para nós a Amazônia, é uma fonte inesgotável de riquezas naturais.Pois acreditamos que seja tarefa de todos nós cuidarmos da preservação das matas, cuja destruição tem consequências graves como: a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças do clima, o desenvolvimento de atividades econômicas ilegais e a ameaça à sobrevivência da própria espécie humana. 
        Sem dúvida com o intuito de que é preciso conhecer melhor,  para valorizar e aprender a preservar um bem que é de toda a humanidade, modificando as relações que o homem estabelece com a natureza e a forma de utilização de seus recursos é que surgiu o projeto ‘’AMAZÔNIA, TERRA DE TODOS NÓS!’’.
 
Inteligências envolvidas: Linguística, Interpessoal, Naturalista,