O boneco no mundo das letras - 1ºs Anos (NOVAS FOTOS)

TÍTULO: O BONECO NO MUNDO DAS LETRAS E DAS PALAVRAS     
PROFESSORAS: ANA PAULA, ELISABETE,SONIA  E SONIA GOUVEIA
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TURMAS A, B, C, D e E
                                  
ÁREAS DE CONHECIMENTO
 Linguagem oral e Escrita, Conhecimento Lógico-Matemático, Artes, Movimento e Natureza e Sociedade.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver de forma lúdica, através do alfabeto e dos diferentes tipos de gêneros textuais, o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Estimular o gosto pela leitura e a escrita;
Construir novos conceitos de escrita;
Familiarizar-se com a leitura e a escrita por meio de diversos portadores de textos como: Histórias, poesias, músicas, parlendas, receitas e alguns clássicos, vivenciando situações nas quais seu uso se faça necessário;
Confeccionar um boneco com a turma e dar o nome;
Apreciar e reproduzir obras de arte: Paul Klee e outros, ......
Realizar passeios: teatro, contação de histórias, feiras, etc.
Despertar o gosto pela culinária: sopa de letrinhas, biscoitos personalizados, etc.
 
JUSTIFICATIVA 
A criança de um modo geral manifesta muito interesse pelo mundo das letras, pois desde muito cedo já tem contato com histórias, jogos e brincadeiras, além de outros estímulos que favorecem a alfabetização, pois fazem parte de seu contexto, oferecendo ferramentas e informações que contribuem no seu desenvolvimento intelectual.
              Partindo desse princípio, surgiu o Projeto “O Boneco no Mundo das Letras”, tendo como objetivo desenvolver de forma lúdica, através do alfabeto e dos diferentes tipos de gêneros textuais, o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita.
O presente projeto conta com a participação de um personagem muito especial, que será construído, adotado e batizado por cada turma, fazendo parte do cotidiano de cada criança tanto na escola quanto em casa. Este boneco apenas conhece as letras do alfabeto, mas ainda não sabe ler e nem escrever, precisando aprender muitas coisas, inclusive brincar.
De acordo com Antunes (2004): “Brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida em que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Como se isso já não fizesse do ato de brincar o momento maior da vida infantil e de sua adequação aos seus desafios, é brincando que a criança elabora conflitos e ansiedades, demonstrando ativamente sofrimentos e angústias que não sabe como explicar”.
INTELIGÊNCIAS ENVOLVIDAS - Linguística, Corporal cinestésica e Interpessoal.
 
TEMPO DE DURAÇÃO
O projeto “O Boneco no Mundo da Letras e das Palavras” iniciará no mês de Maio e será concluído no início do mês de Novembro, com a apresentação do SARAU LITERÁRIO para todos os pais.