PROJETO ENSINO MÉDIO NA ÁFRICA

 


Você já imaginou o seu filho fazendo trabalho voluntário? E se essa experiência acontecesse no exterior?

Nós, do Colégio Machado de Assis, temos por missão não apenas educar, mas também formar cidadãos conscientes de que devem explorar todo o potencial que possuem, no sentido de serem protagonistas na busca por um mundo melhor.

O trabalho voluntário é uma prática que traz diversos benefícios para a formação dos jovens, pois proporcionam experiências que, além de contribuir com a sociedade, ajudarão no seu desenvolvimento educacional, social e moral, aspectos cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho.

A possibilidade de fazer o trabalho voluntário fora do país torna essa experiência ainda mais gratificante, pois possibilita aos alunos o aprendizado de novas línguas bem como vivenciar outras culturas de uma forma que jamais conseguiriam somente dentro da sala de aula. 

 

Site do Projeto:  http://www.africandawnwildlifesanctuary.com/

African Dawn lies in the path of peoples destinies and changes their lives, it is more than a sanctuary for animals, it is a place of healing, self-discovery and growth for people”
African Dawn Volunteer

 

  Localização  do Projeto África


Visualizar African Dawn em um mapa maior

 

Diário do Projeto 

 

 
Professor Thiago Moraes Lima
 
22 de julho 
Desde pequeno sempre sonhei em conhecer a África. Seja pela cultura, música e meio ambiente, esse continente sempre me atraiu. Realizei esse sonho no final de 2012 quando fui pra África do Sul e vim para o Brasil com a promessa de que iria voltar. Hoje, além de cumprir minha promessa, realizo outro sonho: levar meus alunos para conhecer esse lugar fantástico e fazer trabalho voluntário, ajudando na preservação de espécies e do meio ambiente. Hoje se inicia uma jornada fantástica de crescimento pessoal e conscientização ambiental e durante alguns dias vocês acompanharão na minha página os relatos dessa experiência. Que Deus nos proteja e ilumine nossa viagem!
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
23 de julho
Estamos esperando o avião decolar aqui em Joanesburgo rumo a Porto Elizabeth. Já estamos com chip no celular e internet. Horário local: 11:04 com temperatura de 18°C — viajando para Porto Elizabeth de O.R. Tambo International Airport.
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
23 de julho
17 horas no Brasil, 22 horas na África. Depois de muitas horas dentro do avião, do aeroporto e ajustando o cronograma, vou finalmente dormir que o dia vai ser corrido amanhã. Por aqui todos bem e ansiosos pro primeiro dia de trabalho. Good night African Dawn! 
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
24 de julho
Depois de longo tempo de espera, partiu South Africa! viajando para África do Sul 
 
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
24 de julho
Depois de alimentar os animais, primeiro café da manhã sul africano.
 
 ,
Professor Thiago Moraes Lima
24 de julho
Nosso alojamento Friiiiioooo...#Africa 
 
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
25 Julho
Fogueira com marshmallow a noite e dia de projeto agora de manhã. Acabamos de almoçar e já vamos trabalhar de novo. Agora são 14:00 horas aqui e fomos elogiado pelos coordenadores do projeto pelo empenho e bom trabalho (e também pelo uso do inglês). Amanhã tem o primeiro passeio! 
 
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
25 de julho 
 

Projeto da tarde: Conhecer a praia de Gamtoosrivermond, ótima oportunidade para dar um mergulho no Oceano Indico. Depois galera reunida em um jantar típico africano, com direito a linguiça híbrida de porco com carne de caça (antílope). E por último as sorteadas da noite para lavar louça fazendo o trabalho sujo. Agora galera reunida no common room pra assistir um filminho e dormir cedo hoje pois amanhã veremos elefantes e grandes felinos. Good Night African Dawn!
 
 
 
Cristiane Floriani
25 de julho
E a tarefa hoje no projeto para parte do grupo era alimentar os animais!! Dia lindo de sol...e o frio continua... Incrível como os animais são muito bem cuidados por aqui...temos voluntários da Alemanha, Espanha, Austrália e tantas outras nacionalidades... Pessoas que estão aqui já há um mês, dois... Outros que ficarão por 6 meses...A....#Africa2014 
 
 
Cristiane Floriani
26 de julho
Lunch time....
 
 
 
 Professor Thiago Moraes Lima

26 de julho 

 
Dia muito bom! Começamos com o santuário dos elefantes, os levamos para passear, os alimentamos e montamos neles. Depois no almoço comemos o melhor hamburguer caseiro que existe, certeza! A tarde, entramos na jaula de felinos selvagens e agora estamos no Nina's jantando. Tem como a vida ser melhor???

 
 Professor Thiago Moraes Lima

27 de julho 

 
Project day - o dia foi bem puxado pra quem estava no projeto, tivemos que desmontar o cercado dos porcos selvagens que foram doados para outro projeto. Pra quem estava alimentando os animais foi bem tranquilo. Mas passamos o dia feliz ainda pela experiência de ontem. Começou a esquentar levemente por aqui, mas ainda está muito frio, principalmente durante a noite. Amanhã temos mais um dia de trabalho antes do novo passeio na terça feira e já estamos tristes pois está se aproximando o dia de ir embora. Agora galera interagindo no common room e a promessa é de dormir cedo para trabalhar amanhã. Good night African Dawn!

 
 Professor Thiago Moraes Lima

28 de julho 

 
Projetos, feed e passeios. Será que estamos bem? Amanhã conheceremos Jeffreys Bay e faremos o Quad Safari. Todos já se acostumaram com a rotina e com os horários do African Dawn. Mandamos mais noticias amanhã pois a internet aqui esta bem ruim.

 
 Professor Thiago Moraes Lima

28 de julho 

 
Anoitecendo no African Dawn (18:35 horário local) e as nossas meninas fizeram brigadeiro pros gringos. Só elogios pro nosso doce e tem até uma foto pra mostrar que a galera aprovou mesmo o brigadeiro de colher. Nesse momento temos voluntários da Austrália, Alemanha, Inglaterra e Espanha e alguns outros estão para chegar. Boa noite African Dawn!
 

 
Professor  Thiago Moraes Lima
30 de julho
 

Safari em um quadriciclo: ver os animais assim tão de perto e em seu hábitat natural não tem preço. Girafas, rinocerontes, impalas, antílopes e búfalos. Foi muito bom!
 
 
 
 
 
 Professor Thiago Moraes Lima
Praia de Gamtoosrivermond, depois de uma manhã de trabalho duro no projeto, ganhamos o direito de passar a tarde na praia. Brincamos de rouba bandeira e meu time ganhou de lavada! Agora dormir pois amanhã tem mais trabalho. Good night African Dawn!
 
  
 

 
Ao vivo do Safari.
 
 
Professor Thiago Moraes Lima
 
Última refeição no African Dawn, pegaremos o avião de Porto Elizabeth para Johanesburgo as 6:00 da manhã. Good night African Dawn
 
 
 
 
 
 Voando para Johanesburgo! Bom dia — viajando para Johannesburg
 
 
 
 
 Estamos saindo de Johanesburgo. Essa viagem foi inesquecível e já estamos com saudades de tudo o que vivemos nesses 15 dias. Agora vamos enfrentar mais de 9 horas de voo para casa. Goodbye Africa! 
 
 
 
Chegamos em Curitiba e estamos saindo pra Joinville agora (24:25). Depois de 4 aeroportos e 24 horas de viagem, estamos chegando 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gostaria de agradecer muito aos pais pela confiança e aos alunos que participaram dessa grande experiência. Foram 15 dias de projetos, alimentação, contato com a vida selvagem e um intercâmbio cultural muito precioso. Tivemos um grupo muito diversificado que fizeram a diferença pois formaram um grupo completo! Exatamente por isso coloco a letra de uma música que descreve um pouco a nossa viagem.
RATHER BE
''Estamos a milhares de quilômetros do conforto
Percorremos a terra e o mar
Mas enquanto vocês estão comigo
Não há nenhum lugar que eu preferiria estar...
...Nós somos diferentes e iguais...
...Nós tomamos os primeiros passos
Para encontrar a nossa paz interior
Torná-lo eterno, para que nada seja incompleto
É fácil estar com vocês, uma simplicidade sagrada
Enquanto estamos juntos
Não há nenhum lugar que eu preferiria estar...''
 —